sexta-feira, junho 21, 2013

Solstício de Inverno



Pessoas Queridas,

Em meio a essa onda de manifestações que agita o Brasil, quase me esqueci de reservar alguns momentos para pensar na entrada da nova estação - e, claro, escrever algumas linhas a esse respeito.

Em qualquer hemisfério, o solstício de inverno marca a entrada de um novo ciclo. A noite anterior a ele costuma ser a mais escura do ano, uma escuridão que lembra o ventre da mãe , assim como o seio da terra onde germinam as sementes. É um tempo de recolhimento, quando pensamos naquilo que passou, descartamos o que já não serve e nos purificamos para renascer com novo ânimo na primavera. Isso é verificado em todas as tradições, até onde sei, que celebram o solstício, que vemos associado ao mito de Perséfone na cultura clássica e ao nascimento de Jesus entre os cristãos.

Para alguns povos nativos americanos, o inverno está ligado à direção norte e ao domínio do Búfalo Branco,  que nos convida, ao mesmo tempo, à introspecção e ao agradecimento por tudo que colhemos ao longo daquele ciclo. É o momento de estar em casa, junto aos entes queridos, contando histórias e comendo o que foi armazenado durante as estações mais amenas.

Aqui no Rio de Janeiro não há muito que evoque essa atmosfera, mas o Brasil é grande, por isso este post é ilustrado com uma imagem de neve brasuca: a que caiu no mês passado em São Joaquim, região serrana de Santa Catarina. Enquanto nós só temos a névoa matinal e um mini-friozinho à noite, lá eles tomam vinho e comem pinhão ao redor da fogueira. Dá um pouquinho de inveja, confesso. Mas não muita, já que eu tenho que levantar todo dia às seis e meia da matina.

Um bom inverno a todos, com as bênçãos do Búfalo Branco! E até a próxima.

Um comentário:

Vânia Vidal disse...

Pois é... tempo de reflexão e agradecimento... mas bem que podia vir um friozinho carioca para chocolate quente e pão de queijo. mesmo para quem, como nós, acordamos tão cedo.

beijos,
Vânia