quarta-feira, outubro 31, 2012

Desejos, Abóboras e Estranhas Invenções




Saudações, Pessoas!

Conforme prometido, venho anunciar o vencedor da promoção "Estranhas Invenções".

Pensei muito antes de decidir e, como escritora e bibliotecária, é claro que fiquei inclinada a concordar com quem votou no livro, na escrita ou na imprensa (Sandro, a linguagem vem antes de tudo, mas é algo inato e não uma invenção, nem na acepção mais abrangente de um conjunto de técnicas). No entanto, é certo que as conquistas de nossa cultura e civilização só foram possíveis quando passamos a viver em povoados e depois em cidades - e sendo assim, o exemplar de Estranhas Invenções irá para Eric Musashi, que indicou a agricultura e deu uma boa justificativa para isso.

Eric, vou avisar você pelas redes sociais e pedir seu endereço, espero que goste do livro. Muito obrigada a todos por participarem. Logo teremos mais promoções na Estante Mágica - e, para quem ainda não viu, também está rolando uma no blog do Castelo das Águias. Confiram aqui.

...

Hoje é Halloween e eu vim trabalhar com a camiseta do Jack Esqueleto, o cara aí de cima. Não estou atendendo público, mas já ganhei muitos sorrisos e olhares tortos. Os primeiros, felizmente, mais numerosos. Também já expliquei a uma pessoa na barca (porque ela perguntou, ok?) a verdadeira origem do Halloween, que aliás tem a ver com a agricultura, além de outras coisinhas. Mas acho que a senhora não ficou muito convencida: assim que acabei de falar, voltou a se refugiar em sua revista.

Algumas pessoas devem pensar que sou um caso perdido.

...

Mais um mês que se vai. Este ano está passando rápido, mas não ligo. Sei que o próximo será ótimo, cheio de boas surpresas e novidades. É esse o meu desejo, doce e travesso, para todos nós.

Abraços e até breve!

quinta-feira, outubro 25, 2012

Somnium 104: Pra não dizer que não falei de FC




Queridas Pessoas,

Como eu disse alguns posts atrás, sou mais de Fantasia do que de Ficção Científica, seja para ler ou para escrever. No entanto, ultimamente ando fazendo algumas incursões por esse gênero irmão, e até que estou satisfeita com os resultados. E os leitores também, ao que parece.

Deu pra adivinhar? Pois é. Dos vários contos publicados na antologia 2013 - Ano Um, parceria entre as editoras Literata e Ornitorrinco, justamente o meu, "Deixando o Condado", foi escolhido para fazer parte do número 104 da Somnium, publicação oficial do Clube dos Leitores de Ficção Científica do Brasil. Isso me deixou muito feliz, não apenas por revelar que meu trabalho agradou a quem entende e gosta do gênero, mas também por poder partilhá-lo com vocês, deixando - eu espero - um gostinho de "quero mais" em relação a 2013.

Em breve irei fazer um sorteio aqui, um pouco diferente do Estranhas Invenções - aliás, quem não participou, ainda dá tempo! - e já aviso que o livro está ótimo, com a participação de grandes autores como Roberto de Sousa Causo e o vencedor do Prêmio Argos 2012, conferido pelo CLFC - Brasil, Gerson Lodi-Ribeiro. Aliás, Gerson e Flávio Medeiros Jr., vencedor na categoria conto, são entrevistados na Somnium 104. E a revista traz ainda outros três trabalhos de ficção, assinados por Zé Wellington, Miguel Carqueija e Ricardo Guilherme dos Santos.

Então, o que vocês estão esperando? Cliquem aqui e leiam a Somnium! E depois me contem o que acharam de Octavio, Mauricio e Ramona. Quem irá sobreviver aos últimos meses de 2013?

Abraços e até a próxima!

terça-feira, outubro 09, 2012

Promoção "Estranhas Invenções"



Caríssimas Pessoas,

Chegou a hora de revelar o que eu estava preparando pra vocês. Ou o que nós preparamos, um grupo de escritores de Literatura Fantástica e os simpáticos Henrique e Alicia, que capitaneiam a novíssima Editora Ornitorrinco.

Para mim, tudo começou no ano passado, com um convite de Ademir Pascale para que escrevesse um conto sobre uma invenção. "Que tipo de invenção?", perguntei. "Coisa que exista ou inventada por mim, podendo ser algo tipo máquina do tempo?" Tanto fazia, assegurou Ademir, e o mesmo valia para a pergunta seguinte: o conto não precisava ser de Ficção Científica, poderia agregar alguma coisa de Fantasia.

Embora estivesse (como ainda estou) cheia de trabalho, fiquei animada com o convite, principalmente porque logo pensei em aproveitar uma ideia que já me dava voltas à cabeça: a de escrever um conto baseado nos personagens de Dickens, emulando inclusive (dentro das minhas possibilidades) seu estilo, ou pelo menos o estilo que eu estava acostumada a ler nas traduções que tenho de "Pickwick Papers", "Conto de Natal" e outras obras. Pickwick, aliás, era um personagem que não podia faltar, assim como os distintos senhores do seu Clube e seu criado Sam, enquanto o papel de cientista caberia ao otimista e desvairado Sr. Micawber de "David Copperfield". Quanto à máquina em si, acabou por ser a de leitura de sonhos - pretexto para citar, embora de leve, outros textos e outros personagens de Dickens - e seu funcionamento baseado nos princípios do magnetismo animal e do mesmerismo.

Se minha tentativa foi bem-sucedida do ponto de vista literário, só vocês podem dizer. Mas o conto foi publicado num livro bem legal, e estou em boa companhia, pois Estranhas Invenções conta com a participação de Ademir Pascale,Marcelo Bighetti, Daniel Borba, Mauricio Montenegro, Cesar Alcazar, Miguel Carqueija, Tibor Moricz, Alícia Azevedo e Jorge Luís Calife. Vale a pena conhecê-lo - e até o final do mês a Estante Mágica está possibilitando a seus leitores a chance de ganhá-lo, bastando para isso responder, nos comentários deste post:

- Qual a invenção que você considera até hoje a de maior importância e por quê?

Fácil, né? Bom, mais ou menos. A invenção citada tem de existir no mundo atual e sua justificativa tem de ser boa. Aquela que me convencer mais será a vencedora - sim, isso é subjetivo, mas se trata do poder de argumentação - e o autor da resposta levará o livro. A promoção será encerrada no dia 30 de outubro e o vencedor será anunciado, no máximo, até o dia seguinte.

Então, Pessoas, é isso. Mãos à obra. Se puderem ajudar a divulgar a promoção nas redes sociais, ficarei muito grata. Se apenas participarem, também. De qualquer jeito, voltem sempre! Fico feliz com sua presença aqui.

Até breve e um grande abraço!

...


Para quem ainda não sabe, temos, além desta, uma promoção rolando no blog oficial do Castelo das Águias. Passem lá e divulguem também. Agradeço!

Capa do livro "Estranhas Invenções" feita por Marcelo Bighetti sobre desenho de Leonardo da Vinci, a quem o livro é dedicado. Porque ele foi artista, inventor e possivelmente um cara meio estranho.

quinta-feira, outubro 04, 2012

Charles Dickens


Pessoas Queridas,

Para começar o mês com o pé direito, aqui vai um post que eu vinha planejando há um bom tempo. É sobre um escritor nascido há exatos duzentos anos sob o signo de Aquário, exatamente como esta que vos fala. A diferença é que não tenho a pretensão nem de chegar perto da excelência do incrível contador de histórias que foi Charles Dickens.

Natural de Portsmouth, Inglaterra, Dickens teve uma infância parecida com a de alguns dos personagens de seus livros. Tinha doze anos quando seu pai foi preso por dívidas, obrigando-o a deixar a escola e trabalhar em turnos de dez horas numa fábrica, o que marcou profundamente seu caráter e sua memória. A herança deixada pela morte da avó permitiu saldar as dívidas do pai e, algum tempo mais tarde, levar o jovem Charles de volta à escola, da qual sairia para trabalhar num escritório. Pouco tempo mais tarde, fez-se repórter e se interessou pelo teatro, mas não chegou a iniciar uma carreira como ator, embora os pendores dramáticos o tenham auxiliado, mais tarde, nas turnês de leitura que realizou na Grã-Bretanha e no estrangeiro.

O sucesso de algumas publicações de cunho jornalístico levou Dickens a receber uma proposta de publicação por parte dos editores Chapman e Hall,  e em 1836 surgiu seu grande sucesso, "The Pickwick Papers". A obra saiu de forma seriada, permitindo a Dickens escrever de acordo com a recepção obtida por parte do público. No mesmo ano, ele se tornou editor de um jornal, começou a escrever outro livro de sucesso, "Oliver Twist" e, ainda, se casou com Catherine Hogarth, com quem teria nada menos que dez filhos. O casamento, no entanto, foi infeliz e terminou em separação. Catherine deixou a casa com o filho mais velho e os demais permaneceram com o pai e com a tia materna, Georgina, que ficou ao lado de Dickens e passou a cuidar da casa e dos sobrinhos.

O sucesso e a fama de Dickens só fizeram crescer nos anos seguintes. Suas obras, cuidadosamente planejadas e retratando tipos interessantes da sociedade britânica - vários dos quais baseados em pessoas reais, algumas muito próximas do autor - continham humor, crítica social e muitas vezes uma boa dose de sentimentalismo, receita certa para as novelas de sucesso. Tanto as publicações seriadas quanto os livros eram lidos avidamente por toda a Inglaterra, e logo conquistaram também os Estados Unidos, onde Dickens realizou turnês por várias cidades, lotando teatros e levando seus leitores ao delírio.

Dentre os trabalhos mais conhecidos do autor, além dos já citados, estão o famoso "Conto de Natal" estrelado por Ebenezer Scrooge - adaptado e levado à tela em inúmeras versões - o autobiográfico "David Copperfield" e "Grandes Esperanças". O conjunto da obra lhe valeu ter sido considerado por muitos estudiosos o maior dos escritores ingleses vitorianos, elogiado, entre vários outros, por Leon Tolstoy e George Orwell. Por outro lado, Oscar Wilde, Henry James e Virginia Woolf criticaram a falta de profundidade dos personagens (la, la, la...) e a pieguice de algumas obras, em especial "A Pequena Loja de Curiosidades". Dickens foi também acusado de misógino, característica que um de seus biógrafos atribui ao ressentimento do autor por sua mãe, que não se apressou a tirá-lo da fábrica onde trabalhava, mesmo depois de terem recebido a herança.

Os últimos anos do autor foram conturbados. Em 1865, ele se envolveu num sério acidente de trem, no qual agiu como um herói, confortando os feridos e possivelmente salvando algumas vidas. Isso lhe forneceu material para uma história de fantasma, "The Signal Man", mas também lhe abalou os nervos, marcando o início de um período em que sua saúde se deteriorou. Ainda assim, ele realizou uma turnê de leitura pelos Estados Unidos e, mais tarde, uma "de despedida" na Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Em junho de 1870, após ter passado um dia inteiro trabalhado em sua novela "O Mistério de Edwin Drood", Dickens sofreu um ataque cardíaco, do qual veio a falecer. Seu corpo foi sepultado no "Canto dos Poetas" da Abadia de Westminster, em Londres, contrariando o desejo do escritor de um sepultamento discreto na catedral de Rochester. "Edwin Drood", que já tivera algumas partes publicadas, permaneceu inacabado, por isso até hoje os estudiosos da obra de Dickens discutem quem seria o misterioso assassino.

...

Bem, Pessoas... O post está bem longo, mas esse é um autor sobre o qual há muito a dizer. Eu, que me deleitei com várias de suas obras na adolescência, especialmente o "Conto de Natal" e o "Pickwick", ainda descubro muita coisa legal na leitura e na releitura de Dickens. E tanto li e tanto descobri que resolvi homenagear, de um jeito que ia contar aqui, mas resolvi deixar para a semana que vem.

Afinal, como o próprio Charles Dickens constatou desde os tempos vitorianos, nada como um suspense para os próximos capítulos... :)

Abraços pra vocês,

Até breve!

Post ilustrado com o quadro "Dickens Dream", de Robert William Buss (1804 - 1875)