quinta-feira, julho 26, 2012

2013 no NorteShopping


Oi, Pessoas!

Neste sábado, 28 de julho, participarei de evento realizado pelo Projeto Novos Escritores, patrocinado pela Editora Literata. Vários escritores estarão presentes, inclusive Josué de Oliveira e Sandro Quintana, que estão comigo na antologia 2013, parceria entre a Literata e a Editora Ornitorrinco. Também contamos com a presença dos editores Alícia Azevedo e Henrique de Lima.

Convido a todos que estiverem no Rio para dar um pulinho lá, conhecer nosso trabalho e passar uma tarde legal, falando de livros e literatura. Quem não tiver como ir... bem, continuem acompanhando o blog. Antes que o mundo acabe, teremos uma promoção envolvendo o 2013. :)

quarta-feira, julho 25, 2012

The Life of Charles Dickens: animação


Pessoas Queridas,

Hoje é Dia do Escritor, e para celebrar eu tinha planejado escrever um post sobre um de meus preferidos, que além disso teve seu bicentenário comemorado a 7 de fevereiro deste ano: Charles Dickens. No entanto, nem sempre a gente consegue tempo para fazer tudo que está na lista - e assim, guardo o post para outro dia e deixo vocês com uma animação bem legal da BBC sobre a vida de Dickens. Basta clicar aqui.

Um grande abraço de parabéns a todos os escritores que passarem por aqui, bem como aos editores, que acreditam e investem em nós, e aos leitores que embarcam em nossas aventuras.

Até breve!

quinta-feira, julho 12, 2012

G de Grenouille


Pessoas Queridas,

Conforme o prometido, aqui estou eu dando prosseguimento à série Memórias de Leitura. Desta vez é com um livro lido já bem perto dos 20 anos: O Perfume, de Patrik Suskind.

O autor é alemão, mas a obra e ambientada em várias regiões da França - e no século XVIII, que deve ter sido o mais cheiroso de toda a História. No bom e no mau sentido. Com o crescimento das cidades, não acompanhado pela melhoria de infra-estrutura nem pelo que seria uma salutar mudança nos hábitos de higiene, as pessoas cheiravam muito, mas muuuuito mal. Até o Rei, segundo o autor, cheirava como um animal de rapina e a rainha como uma cabra velha (sim, eu sei várias frases desse livro de cor de tanto que o reli). Para "compensar", porém, usava-se muito perfume, no que os franceses sempre foram especialistas; e é justamente um perfumista o personagem principal do livro.

Jean-Baptiste Grenouille veio ao mundo por trás de uma banca de mercado, onde sua mãe estripava peixe. Ela o deixou onde caiu e esperava que ele morresse, mas o bebê foi encontrado e levado para um estabelecimento, comum na época, em que os órfãos eram mantidos (com o mínimo de recursos possível) para depois serem absorvidos pela força de trabalho, caso sobrevivessem. Isso aconteceu com Grenouille, mas ele possuía duas características que o tornavam especial: não tinha cheiro corporal nenhum e, por outro lado, era capaz de detectar o cheiro de qualquer coisa, até um componente desconhecido em meio a um perfume que misturasse várias essências.

Grenouille poderia ser um herói qualquer e fazer fortuna com sua habilidade – ele teria certamente conseguido isso – mas Suskind nos apresenta a uma situação bem mais intrigante. Associando o sentido do olfato à compreensão do mundo e sua tradução em sentimentos e em valores morais, ele torna Jean-Baptiste uma criatura singular, que causava prevenção e às vezes um certo asco em quem se aproximasse dele. Em contrapartida, era incapaz de amar, de se envolver e, ao que parece, até mesmo de odiar alguém.

Dentro dessa espécie curiosa de autismo e depois de algumas peripécias - destacando-se o destino trágico de todos aqueles que se envolveram com ele, principalmente seus patrões - Grenouille acabou por desenvolver um ideal: criar o perfume perfeito, composto por notas olfativas adoráveis, às quais ninguém pudesse resistir. Começou por extrair a essência de flores, para o que aprendeu algumas técnicas interessantes (amantes de romance histórico, isso é pra vocês!), mas logo percebeu que se sairia muito melhor se sua matéria-prima fosse... bem... um pouco mais humana.

Instigante, né? Também acho. Porém não vou contar mais sobre a trama, uma vez que não pretendo estragar a surpresa de quem não leu. No espírito desta série, direi apenas que o livro me fascinou, não só pelo protagonista - que eu imaginava ser daquele tipo de homem feio e atraente; nada do gnomo baixinho e de voz grasnante que o autor descreve – mas pela própria escrita, que me manteve presa a cada frase e a cada palavra. Suskind não se perde em grandes conjecturas, conta sua história de forma objetiva, mas a forma como o texto se desenvolve e o desenlace surpreendente fizeram desse um dos melhores livros que já li. Está na lista até hoje. Aliás, não sou só eu que penso assim: buscando na Internet confirmar a data da publicação (1985, a edição original), vejo que O Perfume foi considerado “o livro da década” na Alemanha dos anos 80.A Wikipedia diz que a informação carece de fontes, mas eu acho bem provável. É um livro maravilhoso.

E já que fui à Internet, aqui vai um pouco mais de informação. Em 2006, O Perfume foi levado às telas pelo cineasta alemão Tom Tykwer. Grenouille é vivido pelo ator inglês Bem Whishaw e o filme tem participações de Dustin Hoffmann e Alan Rickman (não como Professor Snape, embora Jean-Baptiste talvez gostasse de aprender a técnica das poções). É um bom filme, mas para quem quiser realmente curtir a história, se envolver com ela, meu conselho é só um: leiam o livro. Sem a narrativa de Suskind, vocês não sentirão do perfume mais que um leve cheirinho. :)

....

Pessoas queridas, viajarei nos próximos dias e ficarei ausente da rede entre 14 e 21 de julho. Vou descansar, passear e planejar muita coisa legal para o próximo semestre. Espero que continuemos juntos quando tudo recomeçar.

Até lá - e um grande abraço a todos!

segunda-feira, julho 02, 2012

Minhas Memórias de Leitora - a Retomada



Queridas Pessoas,

Algumas vezes eu tenho dito que a vida me parece seguir em espirais. Não em círculos, que retornam ao mesmo ponto, nem em linha reta, mas em caminhos que, ao mesmo tempo em que avançam, permitem-nos rever em outra perspectiva aquilo que deixamos para trás.

Caminhando pela espiral, vou me deparando com as coisas que fiz, pessoas que conheci e, sobretudo, projetos que evoluíram ou foram deixados de lado. Muitos deles vão continuar como memória, mas outros sinto vontade de retomar, pois ainda são significativos. Esse é o caso das Memórias de Leitora.

Em 2006, comecei a publicar aqui uma série de posts acerca de livros que eu tinha lido antes dos vinte anos. O plano era ir de A a Z, sempre começando pelo nome de um personagem, mas só consegui ir até a letra F. Depois, me ocupei com outras coisas, mas mantive a lista dos personagens de G a Z anotada num caderno, sinal de que pretendia voltar àquilo um dia. E sinto que o momento é propício.

Não que eu pretenda escrever post após post sobre essas memórias. Tenho outros assuntos, outras notícias, e às vezes faltam tempo e inspiração, sem falar que as voltas da espiral às vezes escondem os marcos do caminho. Pode ser que eu avance um pouco e pare de novo sem chegar à letra Z. No entanto, o que prevalece é o espírito do post original: um desejo de partilhar a minha bagagem literária, recorrendo quase exclusivamente à memória para, talvez, me fazer mais próxima de quem me lê. Pois com raríssimas exceções, se é que existem, todo escritor é antes de tudo um leitor. E eu pouco poderia criar se não tivesse tido tantas páginas, tantos mundos abertos diante de mim.

Para quem quiser saber do que veio antes, aqui ficam os links:

A de Ana Terra
B de Bastian
C de Cyrano
D de Doidinho
E de Edmundo, Pituca e Bolachão
F de Frodo (parte 1)
F de Frodo (parte 2)

Talvez haja alguma razão para eu ter me detido em Tolkien e agora retomar essas memórias, bem mais adiante no meu caminho como escritora de fantasia. Mas a lista tem de tudo, como mostrarão os próximos posts da série.

Espero que gostem e que não estranhem a mudança de estilo. Afinal, os textos aí acima datam de 2006, quando eu ainda estava escrevendo... bem, Um Ano e um Dia, a primeira versão. Exatamente o livro que estou reescrevendo agora. O que é mais um ponto a favor da teoria da espiral. ;)

Abraços a todos!

Imagem retirada deste site