sábado, abril 17, 2010

Males que vêm para bem

Pois é, Pessoas...

O tempo passou, a data chegou e o curso acabou não acontecendo. A causa foi provavelmente uma conjunção de fatores: o preço estabelecido, que para muitos é “salgado”, o horário, impossível para a maior parte das pessoas que trabalham, a especificidade do tema e, vamos assumir, o fato de a professora ser (ainda) quase completamente desconhecida. Procura houve, mas não o suficiente para começar uma turma, por isso a oficina de criação literária em Fantasia e FC vai ter que ficar para outra oportunidade.

As horas que gastei me preparando para isso, no entanto, não foram perdidas. Pelo contrário. Estudar, com mais profundidade que nunca, as teorias do conto e do romance foi fundamental para que eu pudesse dialogar com escritores, como venho fazendo nos últimos tempos, melhorar minha capacidade de análise de textos literários e, sobretudo, melhorar minha própria escrita. Especialmente no trabalho que estou fazendo em cima da primeira versão de “O Castelo das Águias” sob a orientação do editor da Draco, Erick Santos (um excelente editor, para quem não sabe). Se eu não tivesse revisitado e adquirido novas ideias sobre o processo de escrita, a revisão, a construção de mundos e personagens, tudo estaria sendo bem mais difícil agora.

O resultado vocês vão conhecer no segundo semestre deste ano, quando o livro for publicado. Para quem está trilhando o mesmo caminho de pedras, deixo algumas sugestões de leitura, que, se não puderem impedir, ajudarão pelo menos a amenizar a dor da “paulada” do editor ou do leitor crítico ao analisar seus originais.

GOTLIEB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1991.

KING, Stephen. On Writing. New York, Pocket Books, 2001.

KOCH, Stephen. Oficina de escritores: um manual para a arte da ficção. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

MARTIN, Philip (ed.). The Writer’s Guide to Fantasy Literature. USA : Kalmbach, 2002.

VOGLER, Christopher. A Jornada do escritor. Rio de Janeiro: Ampersand, 1997.

...

Que todos possam se inspirar com estas páginas... sabendo que transpirar é preciso!

Abraços, até a próxima!

Ana